terça-feira, 5 de outubro de 2021

chanfana de borrego

Nunca fui muito apreciadora de chanfana mas desde que provei no restaurante museu da chanfana fiquei fã 😍
Se gostam de uma boa chanfana lá encontram de certeza 😊
Mas em casa nunca me tinha aventurado a fazer 🤷‍♀️🤷‍♀️
Num destes dias vi no talho uns pedaços de borrego que me pareceram ideais para testar uma receita que me tinham dado embora depois de feito vi que deveria ter escolhido pedaços maiores pois o borrego vinha em pedaços bem pequenos, mas uma coisa é certa ficou uma delícia 😋😋

Fiz assim... 




Ingredientes:

1 kg de borrego em pedaços
1 cebola pequena
4 dentes de alho
1 colher de azeite
7,5 dl de vinho tinto
4 cravinhos
1/2 pimento em tiras
3folha de louro
Sal 



Preparação:

 Numa taça misturar o azeite, a cebola cortada em rodelas, o pimento, os dentes de alho picados, os cravinhos e o louro, colocar os pedaços de carne, regar com o vinho e temperar com sal. 
Deixar tomar gostos umas horas.
Colocar numa travessa de barro e tapar com tampa ou papel de alumínio e levar ao forno a 170°C durante cerca de 3 horas.
Não mexer na carne enquanto a carne cozinha e, apenas se necessário, adicionar mais vinho para que não seque. 
Retirar do forno e servir  e acompanhado com batatas cozidas. 


1 comentário:

  1. Deve ter ficado muito boa cada terra tem seu uso o meu marido faz com cabra velha...um beijinho e uma boa semana.

    ResponderEliminar

deixe a sua mensagem ou duvida terei todo o gosto em responder.
obrigada pela visita!