segunda-feira, 8 de novembro de 2010

cake marmore de avelã e chocolate

já tinha feito este bolo mas numa versão com amêndoa e gostei bastante,mas desta vez decidi fazer com avelã com a patrícia fez e adorei!!!
é simplesmente uma delicia e derrete na boca gostei muito mais desta versão. este bolo é também óptimo para utilizar claras a mais que pensamos que já não servem para nada,este fiz com claras congeladas e o resultado foi excelente.
fiz assim...







ingredientes:


250g de claras (usei 10 claras)

125g de chocolate para culinária

225g de manteiga mole + 15g de manteiga

175g de açúcar

90g de farinha

90g de avelãs com pele moídas (moídas no momento)

1/2 colher de (café) de bicarbonato

preparação:

Forrar uma forma de cake, com cerca de 25cm, com papel manteiga
Pré-aquecer o forno a 175ºC.

Bater as claras em castelo firme e reservar.

Misturar ma tigela a farinha, as amêndoas moídas e o bicarbonato, reservar.
Derreter o chocolate em banho-maria até ficar ficar liso, juntar 15g de manteiga, mexer e reservar.

Bater a manteiga mole (à temperatura ambiente) com o açúcar e juntar a mistura de farinha+amêndoas+ bicarbonato, e mexer bem. Obterá uma misturar granulosa. Juntar 1/3 das claras e mexer rigorosamente. Juntar os restantes 2/3 das claras e envolver muito cuidadosamente com a ajuda de uma espátula, levantando a massa.
 Dividir esta em 2 e numa dela juntar o chocolate derretido e envolver cuidadosamente até que fique bem misturado.





Na forma, colocar alternadamente colheres de massa preta e massa branca, para o efeito mármore. Levar ao forno a 175ºC, cerca de 50 min.,


Desenformar depois de bem frio. Se usar papel manteiga será bem fácil desenformar ainda quente. Para cortar, espere que esteja completamente arrefecido, visto que quente este bolo fica muito sensível.

20 comentários:

  1. Hummm....que bom aspecto.
    Gosto bastante de bolo mármore.
    Esse parece-me uma maravilha.

    http://asvezescozinheira.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Que bolo tão bom é dos bolos que gosto mais este género,bjokinhas

    ResponderEliminar
  3. Olá, Lili,
    Parabéns pela receita!
    Houve nela uma coisa que me intrigou que foi a utilização de claras congeladas. Já há um tempo me perguntaram sobre este assunto, mas eu nunca utilizei e ainda não tive tempo de testar. E diz-me, p.f., levantam bem em castelo?
    Beijinhos,
    Cristina

    ResponderEliminar
  4. cristina, eu sempre que tenho claras que não vou utilizar logo congelo.
    eu coloco num taperware e deixo no congelador até as utilizar e montam sempre bem.
    para descongelar eu coloco no frigorifico no dia anterior ao que as vou utilizar.

    ResponderEliminar
  5. Que maravilha de bolo!!! Avelãs e chocolate, que delícia!!!
    Bjsss, boa semana!
    Madalena

    ResponderEliminar
  6. Wow, divino.
    Que rico com um chazinho ♥

    ResponderEliminar
  7. Falas dos meus pirulitos, mas este bolo está maravilhoso
    Jnhios fofos

    ResponderEliminar
  8. Realmente é um belo de um bolinho para aproveitar claras. Delicioso.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Imagino o sabor! Tem mesmo bom aspecto.

    ResponderEliminar
  10. que belo bolarico...aliás baseado na patricia tinha que ficar muito bom, não é? está deliciosamente agradável e depois serve sempre para utilizar as claras que vão ficando congeladas...Adorei
    beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  11. Que delícia de fatia!
    Ficou mesmo muito bonito o bolo, parabéns!

    ResponderEliminar
  12. Deve ficar com uma consistência bem leve. Por acaso tenho claras para usar mas não são assim tantas :)

    ResponderEliminar
  13. Tem um aspecto mesmo fofinho e húmido :)...
    Lindo
    beijoca miga

    ResponderEliminar
  14. hum que bom
    eu nao tenho tanta clara guardada mas quando tiver mais umas ja sei oq eu vou fazer
    beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Obrigada, Lili!
    Só hoje vi a resposta.
    Beijinhos e bom fim-de-semana,
    Cristina

    ResponderEliminar
  16. Ai que bolo maravilhoso!!!
    Adorei amiga e acho que vou experimentar

    ResponderEliminar

deixe a sua mensagem ou duvida terei todo o gosto em responder.
obrigada pela visita!