segunda-feira, 27 de outubro de 2008

compota de diospiro

ingredientes:

1 kg de dióspiros
1 kg de açúcar
2 cascas de limão
preparação:
Tire os pés e as peles dos dióspiros e corte a polpa em pedaços, e reserve.Leve ao lume o açúcar, com 0,5 litro de água e as cascas de limão, deixe ferver lentamente até atingir um ponto médio. Retire as cascas de limão e adicione a polpa dos dióspiros, mexa para misturar bem, deixe cozinhar lentamente, mexendo regularmente ate, começar a ganhar ponto. Verifique tirando um pouco para um prato, deixe arrefecer e passe o dedo , se fizer estrada, está pronto.
no fim setiver grumos passar a varinha magica (opcional)

10 comentários:

  1. Olá o prometido é cumprido,voltei e fiquei contente pq encontrei esta receita q vou já aprovei´tar para dar cabo de uns diospiros q estão meio perdidos no meu cestinho.
    Boa semana.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Querida, passei para ver se tinha visto o miminho, como não disse nada fiquei na dúvida, agora já vi. A sua compota deve estar muito boa, pela côr se vê, por acaso faço muitas, mas de diospiro nunca fiz, e as vezes tenho muitos até, boa ideia.Boa semana beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Ai, Diospiros, uma das minhas GRANDES tentações!!!! Que ideia genial: compota de diospiro. Vou arquivar!
    Bjnho

    ResponderEliminar
  4. Desculpa a pergunta, mas o que seria dióspiros?
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Por cá não existem dióspiros. Quando aparecem no supermercado é ao preço de ouro!!!
    Deve ter ficado uma belíssima compota :)

    ResponderEliminar
  6. cristina foi mesmo isso que eu fiz :)
    nela obrigado pelo miminho e acredite que e uma delicia
    flor de sal o sabor nao e o mesmo de diospiros frescos mas e muito bom
    nana assim que puder vou postar uma foto de diospiros o.k
    manuela mesmo aqui os diospiros no super mercado sao carissimos mas como na minha zona tem muitas arvores e a minha maezinha tambem!! por isso e que eu fiz esta compota
    muito obrigada a todas pelos comentarios

    ResponderEliminar
  7. Reduzi o açúcar para 800g e mesmo assim ficou extremamente doce. Em minha opinião este fruto é melhor comido ao natural, visto que por si é já bastante doce. Visto que os dois dióspireiros que tenho no quintal produziram muito este ano, estou a congelá-los, vamos ver como sabem daqui a um mês ou dois.

    ResponderEliminar
  8. Em regra os diospiros são consumidos em natureza- embora deles se possam fazer geleias, compotas e bolos – o diospiro é rico em potássio e vitamina C, com baixos níveis de frutose o que lhe garante excelentes qualidades dietéticas.
    O seu sabor requintado valeu-lhe a designação de ‘alimento dos deuses’ ou fogo do divino’o’. Há dois tipos de diospiros moles e duros. O moles são tradicionais os duros são mais fáceis de comercializa, duram mais tempo cerca de trinta dias porque o procedimento pós-colheita permite retirar a adstringência do fruto sem modificar a sua aparência inicial, permanecendo o fruto rijo.

    ResponderEliminar
  9. O diospiro é uma fruta que se pode fazer vários doces e compotas .Ok! E esta dica: congelar o diospiro já maduro... pode comer-se em qualquer altura. ... para ser consumido de uma forma saborosa e sem pele é só passa-lo por água quente, retire-lhe a pele e deixa-se descongelar...uma delicia..
    .

    ResponderEliminar
  10. BOA RECEITA E A MELHOR FORMA DE APROVEITAR OS DIÓSPIROS

    ResponderEliminar

deixe a sua mensagem ou duvida terei todo o gosto em responder.
obrigada pela visita!