quinta-feira, 18 de junho de 2009

panquecas de banana

quando vi esta receita no blog da ameixinha ainda não tinha experimentado fazer panquecas,mas talvez por as ver tão bonitas decidi que tinha que provar!
pois aqui estão estas deliciosa panquecas que tenho pena de não terem sido as primeiras a testar pois são deliciosas!!!

fiz assim...

ingredientes:

1 chávena de farinha de trigo
1 colher de sopa de açúcar
2 colheres de chá de fermento
1/4 colher de chá de sal
1 ovo levemente batido
1 chávena de leite integral(usei meio gordo)
2 colheres de sopa de óleo vegetal
2 bananas maduras, esmagadas

preparação:
1. Numa tigela, misture a farinha, açúcar, fermento e sal. Noutra tigela, amasse as bananas e adicione o ovo, leite e o óleo. Misture até ficar uniforme.
2. Agora, coloque a mistura molhada na mistura seca. Misture por uns 10 segundos. É importante não misturar demais, senão cria glúten e a panqueca fica borrachuda.
3. Deixe a massa descansar por 5 minutos. Pra fritar, use uma panela ou grill eléctrico a 180 graus C. Se preferir, use uma frigideira antiaderente. Ponha umas gotinhas de água na frigideira pra ver se a temperatura está correcta. Se a água se movimentar ou pular, a temperatura está boa. Se a água não se mexer ou evaporar, ajuste o fogo de acordo. Passe um pouco de manteiga pra criar uma camada de gordura na panela. Retire o excesso com papel de cozinha.
4. Use uma concha para colocar a massa na frigideira e as panquecas ficarem do mesmo tamanho.
5. Vire quando estiver dourado por baixo e as bordas estiverem um pouco firmes. Use uma espátula de borracha ou plástico para retirar as panquecas e sirva quente.



eu servi apenas polvilhadas com canela mas pode servir com o que mais gostar!

8 comentários:

  1. Lili, ficaram lindas e apetitosas, a minha filha adora pnquecas, um dia destes experimento esta receita.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. È amiga eu até provava, mas como te disse era só para mim, pq minha filha não gosta nada k leve banana, e o pai gosta de as comer mas não em doce,eu não meti as minhas em foto no blog quando tirei da frigideira,pq tenho andado com pouco tempo mesmo embora tivesse feito muitas, e a massa ficou fina um espectáculo, mas tive a "sorte" de entrar os meus sobrinhos e zás! desapareceram rsrs, as tuas ficaram bonitas claro, beijinhossss.

    ResponderEliminar
  3. nossa,,vou experimentar,deve ter ficado divina mesmo,,parabens!!!

    ResponderEliminar
  4. Tu e as bananas hihi =)

    Acho que estás a começar a contagiar-me ;) Quando for de ferias a casa tenho que exprimentar estas receitinhas com banana, pois lá tenho bananas caseiras :P muito boas :) hihi

    bjins =)

    ResponderEliminar
  5. Eu já fiz umas quantas receitas de panquecas mas, sem dúvida nenhuma, estas são as minhas favoritas :) Quem prova fica deliciado! Ainda bem que gostaste :)

    ResponderEliminar
  6. Adoro todo o tipo de panquecas essas de banana ainda mais pois vai mesmo bem com um suminho de laranja e umas gotas de limão. jinhos doces :) xx

    ResponderEliminar

deixe a sua mensagem ou duvida terei todo o gosto em responder.
obrigada pela visita!