quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

panquecas fofas

as famosas panquecas que tanto tenho visto e "babado" nos blogs que visito!!
desta vez perdi o medo e arrisquei a fazer e não é que já fiz mais que uma vez?!
são deliciosas especialmente com nutella que eu adoro!
fiz e desapareceram num ápice.
a receita fui buscar a um blog que adoro visitar pois só tem coisas boas no pão,bolos e cia.
fiz assim...
ingredientes:
1 chávena/150g de farinha
2 colheres (chá) de açúcar
1/2 colher (chá) de sal
1/4 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 de chávena/250ml de buttermilk (usei 240ml de leite+1 colher de sopa de vinagre)
1 ovo (gema + clara)
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal (se for com sal eliminar a colher de sal)

preparação:


Numa taça misturar os ingredientes secos: farinha, açúcar, sal e bicarbonato.Numa taça ou medidor de vidro colocar a clara e batê-la com a vara de arames até ficar em castelo, juntar o buttermilk ou o leite e o vinagre, e bater mais um pouco para ficar bem espumoso.Derreter a manteiga e juntar-lhe a gema e fazer um creme.Juntar à mistura de secos o creme de manteiga e a mistura da clara. Envolver sem bater muito.Aquecer uma frigideira anti aderente, mantê-la no lume médio e verter a massa formando rodelas ,Virar as panquecas atirando-as ao ar ou com a ajuda de uma espátula.


ficam super fofas e deliciosas!
aqui estão recheadas com nutella mas pode usar o doce que mais gostar!

11 comentários:

  1. Lili, isto é que é tentação, recheadas com nutela!!!nhammmm...

    ResponderEliminar
  2. Amiga ficaram lindas, adoro panquecas e minha filha nem se fala, tenho uma receita antiga que ficam uma delicía, a minha filha faz muito principalmente ao domingo, as tuas adorei, têm um aspectooo, beijocas Lili.

    ResponderEliminar
  3. Fofas e boas. :)
    Qualquer dia também as faço.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Ficaram bem fofinhas!
    Que belo pqueno-almoço! :)

    ResponderEliminar
  5. Não é nada dificil pois não? E são tãooo fáceis de comer :)

    ResponderEliminar
  6. Ora ai está uma coisa que tambem nunca fiz, mas um dia destes também vou experimentar :-)
    bjinhos

    ResponderEliminar
  7. Adoro :)... Ai tão com tão bommm aspecto....
    bjinhus

    ResponderEliminar
  8. eu devo ser a única pessoa da blogosfera que ainda não fez panquecas... mas já tenho feito crepes, é da mesma família, certo?
    lol

    ResponderEliminar
  9. Que delícia!ficaram lindas e com nutela ainda melhor :)
    Beijinho

    ResponderEliminar

deixe a sua mensagem ou duvida terei todo o gosto em responder.
obrigada pela visita!